Whap Soluções Web

Desenvolvimento web videira

Quando falamos em desenvolvimento web, precisamos lembrar de três figuras importantes, W3C, responsável por regulamentar, criar e também sancionar os padrões para a web. O browser, que importará as regras do w3c e torna a web homogênea, e os desenvolvedores, que são os conhecidos programadores e aplicam os padrões dessas importantes figuras citadas acima nos seus projetos.

É importante ressaltar que essas figuras acima tem um papel muito importante para a nossa conhecida web, são eles que mantem a evolução dela e também preveem soluções ou necessidades futuras. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma.

Desenvolvimento web nas normas da W3C

O w3c é quem cuida dos padrões, através dele é possível prever problemas e assim soluciona-los. É ele que vai incorporar as ideias dos programadores. Mas o w3c não aplica nada, sua função é somente planejar e desta forma é considerado um trabalho muito difícil, pois é necessário que se tenha uma ampla visão sobre a web. Muitas vezes esse padrão w3c não consegue superar expectativas e assim, novas iniciativas surgem, assim aconteceu com o HTML 5 por exemplo.

Browser

Desenvolvedores/programadores

A principal função do browser é conseguir entender as ideias do w3c, de forma que consiga absorver soluções e criar suporte em seus softwares. Além disso, eles precisam pesquisar as necessidades dos programadores ou desenvolvedores para que possam implementar as soluções que possam realmente ser útil. Desta forma, muitos browsers acabam por suportar soluções que trarão mais vantagens contra o concorrente. É por isso que o safari tem um ótimo suporte para padrões desde o primeiro iPhone por exemplo.

O desenvolvedor é a figura que irá aplicar o que o w3c define. Por muito tempo os desenvolvedores não conseguiam usar certas ferramentas pois elas estavam disponíveis somente para um tipo de navegador. Desta forma, os próprios desenvolvedores foram responsáveis por uma certa revolução, pois foi a partir disso que o w3c começou a pensar muito mais nos problemas que estavam presentes. Isso fez com que os browsers suportassem mudanças para as novas soluções do mercado.

Por fim, a tendência nesse ramo de desenvolvimento web será sempre evoluir, por isso devemos lembrar também que o mais importante disso tudo é que o próprio desenvolvedor também busque a sua evolução, porque será ele que irá interagir com todas as novas soluções, ferramentas e padrões para desenvolvimento.